Fechar


Como citar o Documento identificado pelo URI <upn:EFDBHS:6qtX3pFwXQZ3r59YD6/GPAjo> no seu documento em preparação, usando o padrão INPE (formato BibINPE)

Há duas formas de citar o Documento: por meio de um vínculo relativo* ou de um vínculo absoluto**.

1. Se seu documento for depositado em um dos Arquivos que suportam vínculos relativos, recomenda-se usar a seguinte forma de citação:

CÂMARA, G. Os gatos de Paris, a Argentina e a boa geogovernança. InfoGeo, v. X, n. 22, (campo ausente ou vazio: 'pages') fev.-mar. 2002. (INPE-9031-PRE/4708). Disponível em: <upn:EFDBHS:6qtX3pFwXQZ3r59YD6/GPAjo>.

2. Nos demais casos, utiliza-se a citação tradicional:

CÂMARA, G. Os gatos de Paris, a Argentina e a boa geogovernança. InfoGeo, v. X, n. 22, (campo ausente ou vazio: 'pages') fev.-mar. 2002. (INPE-9031-PRE/4708). Disponível em: <http://urlib.net/upn:EFDBHS:6qtX3pFwXQZ3r59YD6/GPAjo>.

A lista completa dos Arquivos que aceitam vínculos relativos pode ser consultada em: <upn:9HFNHE-:QABCDSTQQW/4E7MG35/federatedArchives.txt>. Nesta lista constam todos os Arquivos da rede IBI. Para criar o vínculo relativo, basta acrescentar o prefixo ./ à URI, escrevendo desta forma: <./upn:EFDBHS:6qtX3pFwXQZ3r59YD6/GPAjo>. Esse prefixo substitui o protocolo (e.g., http) e o nome de domínio do resolvedor (e.g., urlib.net), tornando o vínculo mais estável.

* Vínculo relativo: omite o protocolo e o nome de domínio do resolvedor, o que garante sua persistência ao longo do tempo.

** Vínculo absoluto: inclui o protocolo e o nome de domínio do resolvedor, sendo suscetível a descontinuidade a longo prazo.

*** URI: identificador uniforme de recurso (do inglês Uniform Resource Identifier).

Como Fazer a Citação no Texto (por autor/ano)

... como proposto por Câmara (2002).
... pode ser encontrada na literatura (CÂMARA, 2002).



Fechar